Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rasante

Rasante

Durão Barroso: para onde vai a seguir?

 

“Body language” não é tudo mas é quase. Interessa sim responder à pergunta do título. Por razões de quem a faz. A mim interessa-me. No encontro da ACEGE de sexta feira, o Presidente da CE discursou sobre o “conceito” de Europa, a sua realidade actual, e de como o dinamismo que nela se traça tem vindo a cumprir o ideário original. Uma realidade em movimento. Foi ao "montante" dos fundadores e destacou Robert Schuman. A Europa nunca foi, nem será um esquema. É uma Vida. Que haja por lá muitos “esquemas”, é outra história. É como em tudo. Barroso fez o seu balanço dos últimos dez anos e reconheceu que perdeu algumas ilusões, mas que não perdeu o entusiasmo. Via-se. E para onde vai a seguir?

 

Parece-me que o “interesse nacional” não se” interessa” pelo que está a montante. É mais cá para o desaguar. Eu, da Foz, só o Manoel de Oliveira. Por onde ando vejo, sim, muito "achincalhar". Salgados, Costas, Grelhados, Agridoces, Bolo Rei (mesmo fora do Natal), Pintos e muito, muito esquecimento. Tirando o Futebol deste rol, que esse é muito bom. E para onde vai a seguir? Vai para a Fundação Champalimaud. Hoje e Amanhã.

 

Para uma Conferência organizada pela Comissão Europeia, “O Futuro da Europa é a Ciência”, pensada muito antes de Carlos Moedas estar agora onde está. Que coincidência a Gulbenkian, hoje e amanhã acolher o evento “Afirmar o Futuro: Políticas Públicas para Portugal”! Como me sinto livre! Mentira. Uma alternativa não significa que me torne mais livre. Alternativas é nas Touradas. 

 

Para onde vou eu a seguir? Isso não “interessa” para nada. Mas já que hoje é um grande dia para a Ciência, aproveito para dar aqui um redondo “não” à ignorância, ao esquecimento, ao reducionismo, ao oportunismo e à mentira. 25 de Abril sempre, a luta continua. Um “sim” ao que nos liberta e alarga horizontes 100 mais. “O saber ocupa lugar”, só que nem sempre aquele que merece. Vamos mobilizar Portugal, ou quê?

13 comentários

Comentar post