Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rasante

De tudo um pouco. Cada manhã. Ao sair da pena, bem cedinho. Tudo me interessa.

Rasante

De tudo um pouco. Cada manhã. Ao sair da pena, bem cedinho. Tudo me interessa.

13
Abr16

Canalhas há muitos, seu palerma!

Fátima Pinheiro

 

canalha.jpg

(fotografia da net, e a despropósito; foi de uma coisa que eu vi em tempos e lembrei-me, por causa do tema "Da canalhice em geral, e de José Sócrates em particular")

 

O tema "Da  canalhice em geral, e de José Sócrates em particular"  é de uma atualidade que lhe vem dos primórdios da História. Canalhice? Comportamento característico de canalha; canalhada; que não tem caráter; dito ou ação de quem é canalha. E não podia estar mais implicado na Justiça com A. Isto para eventualmente concluir que a canalhice parece avançar, ao passo que o ter carácter é um fait divers, longe do tromp d'oeil que ilude e vai marcando pontos. Uma espécie de negação do sábio provérbio "os atos ficam com quem os pratica". Que mãos farão a justiça?

 

Foi com José Sócrates que aprendi a palavra "canalhice", a propósito de um caso em que ele estaria envolvido, facto que negou, que não conhecia a empresa que fazia "tais movimentos": E disse: “Isso é uma campanha de canalhice…eu não conheço ninguém…”; "querem agora arranjar um socialista qualquer...". Fiquei então a saber que Sócrates é "um socialista qualquer". Nunca é tarde! É a banalidade; já me estava a esquecer da sua paixão pela colega Arendt (que não é de filosofia, mas de filosofia política; ai estas "rendas" filosóficas de quem se esquece que tudo está interligado! ou do Maritain que distingue sim, mas para unir).

“Canalhice”? Não conhecia o termo. Canalha sim, conheço. Pensei: deve ser uma adaptação do francês, "nuances" que lhe ficaram da Sorbonne.
Mas a palavra existe, pronto. Os canalhas também. Nisto, nada como uns aninhos em Paris para aprofundar regras de método, de Descartes, por exemplo; sobretudo a de evitar juízos precipitados. São eles que muitas vezes levam ao erro. E caminhar no sentido da clareza e da evidência, as quais são adquiridas em intuições e deduções, os principais atos do espírito.

Canalhice? Campanha dela contra quem já foi considerado entre nós (ou seria isto para Manuel Maria Carrilho? Preciso mais café) o “Armani da Covilhã”? “Mais non, quel dommage”! Eu prefiro chamar mesmo canalha a quem o é. Será isto campanha – caseira, a minha – de canalhice? Que seja. O bom senso está bem distribuído, com ou sem o homem de um "Discurso do Método."

Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13). Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13).

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13).

Links

imagens rasantes

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D