Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13). Renovai-vos pela transformação espiritual da vossa inteligência e revesti-vos do homem novo (Ef 4, 23-24).

Rasante

De tudo um pouco. Cada manhã. Ao sair da pena, bem cedinho. Tudo me interessa.

Rasante

De tudo um pouco. Cada manhã. Ao sair da pena, bem cedinho. Tudo me interessa.

14
Mar18

Stephen Hawking provou a existência de Deus


Fátima Pinheiro

Stephen-hawking.jpg

 

 

"Deus não existe", defendia o cientista Stephen Hawking, que era membro da Pontifícia Academia das Ciências, que hoje morreu aos 76 anos. No entanto acabou por provar a Sua existência. Para que fique claro entende-se  aqui por "Deus", o Ser Infinito e Imutável, que por possuir esses atributos não pode ser provado pelo método científico. O Deus de Abraão, Isac e Jacob,  revelado em Jesus Cristo como Amor.  

À ciência não compete  provar nem a Sua existência nem a Sua inexistência. Não é nesse sentido que aqui se afirma que Hawking provou a existência de Deus. A Ciência desenvolvida pelo homem que hoje  partiu do meio de nós, não admitia uma realidade superior à mente humana, que, um dia, no futuro, tudo poderia vir a abarcar. Na sua teoria do todo, o seu sonho, não cabe uma realidade absolutamente transcendente. Agora, a vida deste homem foi trespassada de uma força que se foi revelando na sua vida, sobretudo desde os seus 21 anos, quando lhe foi detectada uma grave doença, que, diziam os médicos, lhe daria apenas dois anos de vida. Acontece que, contrariamente às previsões humanas, acabou por viver mais de meio século com essa doença. A descoberta dessa grave doença não impediu o amor da rapariga que com ele veio a casar, num amor que frutificou na sua vida toda. Família, afectos, filhos. Uma vida dedicada à Ciência. Com muito amor. Não, isto não é poesia.

Uma luta constante que foi ultrapassando os obstáculos que iam aparecendo. Ia morrendo de uma pneumonia, mas volta ao terreno e diz-nos, entre outras tantas verdades: olhem sempre para as estrelas. E não desiste de inovar com o modo de se comunicar. Preso à máquina que o sustentava, tinha um sofrimento inimaginável que não o impedia de pensar, antes pelo contrário, fez ciência, e ainda lhe sobrava o sorriso e o sentido de humor. E em Portugal na inauguração da última Websummit, o que foi, senão amor, a  sua preocupação em apontar os perigos para os quais alertou a humanidade?

Só não lhe tiro o chapéu todo porque não admitiu, como Einstein, um X, superior à mente humana. Mas o que o fazia permanecer - nas limitações em que vivia -, lutar, continuar, esperar, amar? Sem saber deu-nos uma prova de um Amor maior que nós. Eternamente gratos. Se eu for para o céu vou dar-lhe um abraço e chorar de alegria. Mas chapéus há muitos. Crucificado àquela cadeira por amor, é isso que interessa. Vais agora para os braços do Pai, e nós aqui temos a tua herança, o teu amor, e o teu Sustento...

 

Já agora, saiba-se que  A Igreja Católica é a única Religião que admite no "campus" a funcionar uma Academia das Ciências, onde estão cientistas de todo o mundo, idependentemente da sua posição religiosa. Foi  a primeira a ser criada, no século  XVII. Não se diga portanto que a Fé impede o avanço da Ciência. Aliás é o contrário, a Fé Católica tem  aumentado conhecimento notável. Não fosse a sua  concepção de Universo, e não poderiamos dizer que "somos feitos do mesmo pó das estrelas". O Universo é feito todo ele da mesma matéria. O homem foi criado à imgem e semenhança de Deus, e a sua dimensão física, material obedece às mesmas leis da Física.  Era por isso que Sttephen gostava tantode as contemplar e que nos convidou a fazer o mesmo.

Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13). Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13).

5 comentários

Comentar post

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Exortai-vos cada dia uns aos outros, até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13).

Comentários recentes

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D